terça-feira, 22 de maio de 2012

Japão inaugura a torre mais alta do mundo

                                                          Imagem: Reuters
Olá a todos que navegam neste blog. Hoje trago uma notícia um tanto distinta das que deveriamos encontrar esse blog, vamos tratar um pouco sobre a torre inalgurada recentemente no Japão.

Ta mais esse blog é sobre Pós Graduação e o que isso tem a ver com a torre?
A princípio quase nada, contudo se formos pararmos pra pensar chegaremos a algumas conclusões interessantes que estão fortemente contectadas com o tema desse blog.

Como sabemos, o Japão é um país modelo no que diz respeito ao seu sistema educacional. A Universidade de Tokyo, figura entre as melhores do mundo tanto em graduação, como em PÓS Graduação, isto sem falar nas demais universidades japonesas .

A inauguração dessa torre, representa um marco para o Japão e para o mundo, mostrando o que nos já conseguimos fazer , torres com mais de 634 metros de altura sem sustentação (o recorde anterior pertencia a CN Tower em Toronto/Canadá com aproximadamente 533 metros de altura).

Se formos análisar que o Japão, possui regras extremamente rígidas com suas obras (precisam seguir uma lista enorme de obrigações, tem de ser resistente a terremotos...), além das leis relativas ao trabalho no Japão e os títulos necessários para que um Engenheiro Civil possa atuar no Japão, essa torre no mostra exatamente a necessidade de se ter profissionais que foram que fizeram PÓS Graduação.

Infelizmente pelas bandas daqui, as pessoas se contentam com qualquer tipo de diploma (nível superior ainda é luxo no Brasil), na Europa e Ásia a preocupação é outra e quanto nós gastamos nosso dinheiro sustentando Carlinhos Cachoeira e companhia. Pelas bandas de lá , se gasta dinheiro formando engenheiros que gastam mais dinheiro construindo maravilhas para a humanidade...


Veja a notícia completa no site do G1: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2012/05/toquio-inaugura-torre-de-comunicacoes-mais-alta-do-mundo.html