sexta-feira, 18 de maio de 2012

Diplomática e Tipologia em Ação!

                                                   (http://gabbyestevao.blogspot.com.br)



Caracteres externos
1.Suporte: Papelão
2.Forma: original
3.Formato: Capa de disco
4.Gênero: Textual/ Imagético
5.Idioma: Inglês.
 6.Sinais: nome do disco, nome da música, autógrafo do Freddie Mercury, número de série no canto inferior esquerdo.

Caracteres Internos
1.Função: Comprobatória ( de que o disco foi gravado) e recordação ( pelo autografo), também comprova o autor da trilha sonora do filme.
2.Data tópica: Não possui.
3. Data Cronológica: Não possui.
4. Tramitação: Não possui.( Documento fora de contexto)
5.Texto: Nome do Disco, nome da música , informações sobre o álbum , autógrafo, e imagem do rosto do cantor Freddie Mercury, Título do filme.
Comentário
Como o documento não está inserido em um contexto específico fica difícil delimitar sua real função, sua tramitação, quem produziu ou quem tem a custódia deste documento. Porém existem outros elementos diplomáticos extrínsecos que podem ser identificados facilmente.

Referências

GARCÍA RUIPÉREZ, Mariano. Tipología y séries documentales: cuadros de clasificación, cuestiones metodológicas y prácticas: Las Palmas de Gran Canaria: Anroart, 2007 (Asarca forma, 2)
DURANTI, Luciana. Diplomática: usos nuevos para una antigua ciencia.  Trad. Manuel Vázquez.  Carmona (Sevilla): S&C, 1996.  (Biblioteca Archivística, 5).

CEDOC e os Detetives!



                                                            (http://br.freepik.com)

O Centro de Documentação Universidade de Brasília tem por finalidade recolher, preservar e garantir o acesso aos documentos arquivísticos de valor permanente produzidos e acumulados pelas áreas meio e fim da Fundação Universidade de Brasília. Mas segundo as conclusões tiradas pelo nosso jornalista a visão do CEDOC não é bem essa pela sociedade em geral, foi entrevistado uma pequena amostra: Foram feitas perguntas sobre o que é o cedoc? O que guarda? Quais documentos? Abaixo os entrevistados e suas considerações.

1.           Tatiana- Mestranda da Tecnologia
Acredita que o estado de guarda da documentação existente no CEDOC é caótico, que devem ocorrer perdas frequentes de documentação. Para ela, se fosse necessário fazer uma pesquisa para adquirir referência documental o correto seria procurar a reitoria. Ela acredita que entre os documentos armazenados no CEDOC encontram-se Plantas baixas de edifícios da Universidade de Brasília, Projetos de alunos e documentos da administração da UnB, mas os documentos pessoais de alunos funcionários e professores são mantidos na reitoria.


2.           Flávio – Xerox do pavilhão Multiuso
Acredita que entre os documentos armazenados no CEDOC encontram-se Plantas e projetos de construções da UnB, Quadros de funcionários, Livros de grandes autores, teses de doutorado. Para ele o CEDOC é o Centro onde ocorre a organização da documentação da UnB.


3.           Kátia- Funcionária do Interfoco
Acredita que o CEDOC é o Museu da UnB e que para lá vão as documentações de todos os departamentos da UnB.


4.           Sara – Aluna de Física
Para ela os documentos da UnB vão para o CEDOC, onde são organizados por data, relevância e ordem alfabética (não necessariamente nessa ordem), entre esses documentos estão dados dos alunos, provas e dados dos professores.


5.           Marcos – Aluno de matemática
Acredita que as documentações ficam armazenadas em cada departamento, porém já ouviu falar do CEDOC, mas não saberia dizer do que se trata. Acredita que a documentação encontra-se em péssimo estado. Para ele entre a documentação armazenada no CEDOC encontram-se Históricos escolares, Comprovantes de matrículas entre outros.


O Analista Tecnológico, que ficou responsável por buscar informações sobre o CEDOC na internet, descobriu o site (http://www.cedoc.unb.br/) que possui informações diversas sobre a estrutura, função, mudanças futuras (Arquivo Geral), missão visão, e muitas outras informações. De forma geral encontrou-se sobra a história da instituição, sua vinculação com a Universidade e seu acervo.


 Sobre o CEDOC:

A criação do CEDOC: era provisoriamente centro de documentação e arquivo da universidade. Atualmente é órgão de assessoramento da reitoria diretamente.


Vai passar a ser o arquivo de fato atuando como arquivo geral da universidade ocorrendo com isso mudanças estruturais com o objetivo de atender toda a UnB.


Sua finalidade é implementar a gestão na FUB/UnB e tem a visão de se tornar referência nas políticas de gestão de documentos no âmbito universitário.

Sobre o acervo:

É composto de documentação de caráter intermediário e permanente majoritariamente (há trabalhos de microfilmagem no Centro). A organização do arquivo de modo geral se dará com base no código de classificação do Conarq, sendo a descrição do acervo e sua guarda definidas por códigos e tabelas do órgão. Há documentações de cunho corrente e séries importantes que merecem destaque como os registros de documentação em protocolo e documentação referente a pessoal do Cedoc que deve ficar no centro. Elas serão visualizadas em breve pelo público no sitio do Centro que está ainda em estruturação juntamente com demais documentação integrante do acervo. Os atos de reitoria nesse sentido são bem importantes constituindo uma série destaque no acervo.

O Observador tirou a conclusão de que o CEDOC é um grande aplicador da Tabela do CONARQ e o que temos lá em termos documentais, está estritamente vinculada a Universidade em sua área fim (Ensino, Pesquisa e Extensão), da Área Meio, só pude observar mesmo os Atos da Reitoria, e os documentos produzidos pelo próprio cedoc que estão na fase corrente.Da área fim, pude observar dossiês de alunos de pós-graduação, alguns documentos relativos a DEX, cujo desconhecimento do plano adotado não me permite inferir que tipo documental de encontra nas caixas, por mais que eu possa ver uma descrição no espelho (que é bem sucinta). também observei enorme massa documental da DPP, porém sempre de forma superficial sem poder ter contato com a documentação, apenas pelo lado de fora.


Questões de Diplomática


                                           (http://agoraumpoucodetudo.blogspot.com.br)


1 – Quais espécies documentais existentes no Cedoc?

As principais espécies documentais presentes no cedoc  são: Atos, atas, convênios, relatórios, editais,memorandos, ofícios, pareceres,dossiês, processos, ementa, contrato, folha de freqüência, convite,protocolo,notas, recibo, crachá,regimento, regulamento,jornais, projetos


2 – Quais as correspondentes funções de tais espécies?

Atos: representam diversas decisões da reitoria a respeito das questões que permeiam a Universidade. Designam, autorizam, criam, extinguem, homologam, concedem, etc.
Atas: tem a função de registrar pontos importantes de determinado evento. EX: Atas de reunião entre CEDOC e reitoria, atas de reunião do corpo deliberativo do Centro , atas dos diversos setores que são transferidos para o CEDOC.
Convênios: representam um acordo feito entre duas partes para um objetivo mútuo.
Relatórios: Tem a função de registrar detalhadamente e objetivamente o que foi feito fruto de atividade.
Editais: Função de passar regras, procedimentos, avisos, de forma oficial para ser publicado.
Memorandos: Comunicações breves com informações rápidas de forma formalizada.
Ofícios:  comunicação interna entre autoridades de diversos níveis.
Pareceres: Função de dar a resposta de um especialista sobre algo, ou uma análise, julgamento.
Dossiês: Reunir documentos sobre uma pessoa, ou uma coisa.
Processos: Conjunto de documentos que se encaminham a um órgão oficial para análise, prova, etc
Ementa: Descrever o que vai ser apresentado no semestre, como programação de aulas, separação de notas, bibliografia usada, etc.
Contrato:  Firmar um acordo entre duas pessoas, representa a formalidade entre o mesmo.
Folha de Freqüência: Função de registrar freqüência de servidores, bolsistas e estagiários da instituição.
Convite: Formalizar o ato de convidar.
Protocolo:  documento que acompanha outros documentos e serve para registrar a tramitação de um documento.
Crachá: Identificar quem trabalha e as funções que exerce ou quem transita pela instituição.

Notas: Registrar transações, forma de comprovar que algo ( um acontecimento, compra, despesa, etc.)
Recibo: Comprovar recebimento de algo por meio registrado.
Regimento: Forma de registrar regras estabelecidas e que precisam ser cumpridas por uma instituição, evento, etc.
Regulamento: Função de registrar normas e conjunto de regras.
Jornais: Registrar os acontecimentos internos e externos a instituição. Comunicação.
Projetos – documento que tem a função de iniciar a execução por exemplo das estruturais do centro e também de auxiliar nos estudo sobre mudanças pretendidas posteriormente.


3 – Quais os tipos documentais existentes no Cedoc?

Os tipos documentais existentes no cedoc são: Atos da reitora, Atos do conselho Diretor, Atos do Conselho de Administração, Atos de Coordenação, Atos de decanatos ( Administração, finanças, direito),regimento interno da Universidade, regimento interno dos departamentos,  Convênio da FUB com instituições diversas, Pareces  da PJU,Requisição de passagens, pareces da PJU referentes a Justiça Federal, Pareceres da PJU referentes a precatória, Preces da PJU referentes aos processos da Justiça de Trabalho, registros de diploma, Instrução da Reitoria, Dossiê Alfabetização Solidária, folhas de pagamento de servidor, Folhas de freqüência de estagiário, servidor e bolsista, solicitação de requisição de passagem,  Notas fiscais, jornais de comunicação interna da UnB, ementa de disciplinas, editais de concurso,Pareceres da PJU de reclamações trabalhistas, notas de empenho


4 – Relacione as séries documentais do arquivo do Cedoc com as respectivas fases do ciclo de vida, de acordo com a teoria das 3 idades.


Fase de corrente

. Folha de pagamento de estagiário, servidor e bolsista.
.Avaliação de Estagiário
.UnBDOC  ( protocolo)
.Solicitação de serviços e materiais
.Folha de freqüência de estagiários, bolsistas e servidores.
.Crachás de servidores, estagiários, bolsistas e visitantes.
.Requisição de pesquisa , empréstimo e consulta de documentos.


Fase Intermediária

.Documentos de protocolo ( UnBDocs)
. Memorandos, ofícios.
.Convites.
.Solicitação de materiais, passagens, serviços, etc.
. Documentos do fundo DGP ( folha de freqüência de estagiário, servidores, prestadores de serviço; folhas de ponto)

Fase Permanente

. Série Atos da Reitora
.Resoluções da Reitoria
.Instrução da Reitoria.
.Resoluções do Conselho Diretor
.Resoluções do decanato de administração e finanças.
.Resoluções e instruções de diversos decanatos e setores da Universidade.
.Pareceres da PJU
.Convênios do SCO ( Setor de Convênio)

5 – Sugira um plano de classificação para os documentos do Cedoc.

O Cedoc, abriga documentos da área meio e área fim da UnB como um todo (o que inclui a área meio e fim também do próprio Cedoc). Para tal, o Plano de Classificação deve abrigar toda essa documentação e ter espaço para abrigar novos documentos surgiram no futuro, visto que cada vez que a UnB se torna mais complexa na realização de suas atividades, mais e mais documentos serão criados para atender suas futuras demandas. Um Plano de Classificação ideal para o Cedoc  deve estar ligado a Tipologia, assim você separa com mais detalhes a documentaçào e permite uma melhora nos mecanismos de busca. O Plano de Classificação seria baseado nas tipologias e seres documentais pois assim abarcaria todos os documentos, sua organicidade e suas peculiaridades.
Como exemplo da classificação temos:
É possível perceber que a tipologia ( Pareceres da PJU)  se divide em duas áreas(Justiça do Trabalho e Justiça Federal) e elas por sua vez tem suas divisões. Com essa divisão os documentos são tratados de forma a receber uma classificação de acordo com sua função e subordinado a tipologia o que facilitaria um tratamento das séries e dos fundos documentais de forma geral.


6 – Que ações arquivísticas poderiam ser implantadas no Cedoc?

Em um primeiro momento podemos notar que o espaço físico do Cedoc é limitado, sugeriríamos um estudo da disposição do mobiliário de forma a facilitar o acesso e o trabalho no arquivo, além de se criar um planejamento para prevenção de sinistros.  Seria interessante realizar uma campanha de divulgação do Cedoc e sua importância junto a administração da Universidade de Brasília, pois como notamos na pesquisa realizada pelo jornalista, o desconhecimento em relação a própria existência do Cedoc pode ser nociva e dificultar o desenvolvimento de atividades e até mesmo possíveis apoios e parcerias que beneficiariam a UnB.