sexta-feira, 22 de junho de 2012

Explicando o trabalho final


                                                                 Fonte da Imagem


Olá pessoal que acompanha o PósDiplomática!



Estamos na reta final do curso e já estamos preparando nosso trabalho final que tem como foco o PIBIC ( Programa de Iniciação Científica da Universidade). O nosso trabalho tem como objetivo principal estudar os processos (ou melhor, aqueles passos que poderiam constituir um processo) de tramitação que fazem parte do PIBIC, suas normatizações, documentos e etc, fazendo uma passagem por todos os documentos que fazem parte desse processo e que são indispensáveis pra sua execução. Ao final de toda essa trabalheira faremos uma proposta de normatização.
PIBIC
A principio podemos destacar o programa: o PIBIC, Programa desenvolvido a partir da necessidade de despertar o  talento cientifico  e investir na expansão de docentes envolvidos com o processo traz consigo a necessidade de boa gestão sobre a Iniciação Científica, haja vista a amplitude do próprio programa e com a estruturação que possui ( envolvendo uma universidade federal, agencias de fomento e tudo mais). Além disso, e mais importante para o interesse do próprio blog, a análise em si da movimentação de documentos que envolvam o desenvolvimento do programa é de interesse de estudo para os responsáveis pela referida gestão.
Há alguns documentos, nessa lógica da iniciação científica, bem importantes e que merecem atenção. Deve-se falar do caráter digital dos procedimentos envolvidos com a iniciação cientíca da UnB – e é a mesma realidade das várias instituições , até mesmo por ser, como veremos mais a frente, recomendação de importante regulamentação instituída pela própria agencia CNPq.
Os documentos que merecem destaque dentro dos processos no PIBIC são:
No processo de inscrição:
    Resumo do projeto de pesquisa;
    Plano de trabalho para cada estudante;
    Currículo Lates (CNPq); (na inscrição do coordenador)
    Caso envolva animais deve ser anexado aprovação do comitê que componha o sistema CEP/CONEP;
Processo: Etapas e Critérios de Seleção
   Etapa 1 – Análise preliminar Eliminatória: Verificação de atendimento de pré-requisitos ( Comitê Interno Gestor)
   Etapa 2 – Avaliação e seleção de canditadura:
A)   Perfil do orientador
B)   Mérito científico da proposta: Resumo do projeto de pesquisa do docente, Plano de trabalho de cada aluno;
C)   Se já houver sido aprovado por agência pública de fomento  de pesquisa a candidatura  receberá nota máxima;
Etapa 3 – Acompanhamento de candidatos
Etapa 4 – Resultado Final
Normatizações em destaque e evolução sobre  o Programa de póss graduação
Pode-se dizer que o programa em termos de instrumentos normativos vem se aperfeiçoando. A universidade, por meio do DPP, e competências afins, é responsável por algumas regulamentações que dão margem apara se pensar em uma evolução em relação ao programa obtida nos últimos ano. O estudo de importantes  resoluções que mostram isso é importante:.
Resolução DPP 4/2006
Resolução DPP/4/2009
Resolução CPP 1/2011
Resolução CNPq 7/2006

Referências
Disponível em : <http://www.prppg.univasf.edu.br/arquivo/pic/resolucao_17_2006.pdf> Acesso em:  21 de jun. 2012resolução CNPq





Nenhum comentário:

Postar um comentário