sexta-feira, 30 de março de 2012

Atividade com 2 grupos

Segundo Mariano Garcia Ruipérez, a definição de documento histórico é qualquer testemunho escrito que pode dar fé  de um feito, não carecendo de forma e força legal. Tomando como base discussão em sala de aula, consideramos que o documento histórico, é aquele que é considerado relevante pela sociedade independente de sua origem ou objetivo inicial.
Considerando como exemplo um documento que se encaixasse na definição de Ruipérez, escolhemos a caneca do "assassinato", exemplo exposto em sala de aula . Mesmo carecendo de valor administrativo, júridico ou de modo "convencional", pode ser considerado histórico em qualquer situação que fosse, por qualquer motivo, considerado relevante para a sociedade ( prova de como a sociedade funciona para futuros  arqueólogos, por exemplo).
Outro exemplo que consideramos pertinente apresentar é a carta do presidente JK http://blogln.ning.com/profiles/blogs/carta-presidente-juscelino. Visto que é documento histórico, considerando sua relevância  como prova de correspondência do presidente e do estado de espírito do mesmo ao final de sua legislatura.

Um comentário:

  1. Grupo que participou das discussões: http://museudegradesnovidades.blogspot.com.br

    ResponderExcluir